Login

Efetue seu login para participar:

Vote

Deseja votar em ?
Digite os caracteres da imagem abaixo e confirme seu voto
logo
Banner Topo!

Realizado pela TV Alterosa e patrocinado pela Livraria Leitura, o concurso “Leitura do Bem” busca valorizar a importância da leitura na formação de crianças e adolescentes.

Se você tem ou faz parte de um projeto social que utilizam a leitura como ferramenta de transformação e crescimento, inscreva seu projeto e participe!

As 12 (doze) iniciativas mais votadas receberão da Livraria Leitura, um castelinho com cerca de 400 (quatrocentos)  títulos, entre livros e revistas em quadrinhos, de diferentes gêneros literários para ampliar a atuação do projeto.

Dúvidas ou problemas em sua inscrição? Entre em contato conosco: eventos.mg@diariosassociados.com.br

 

VENCEDORES

Nome: Ednéia Paulino

Ampliar

 O Nicho Cultural é um projeto que tem o objetivo de facilitar o acesso a leitura, incentivar a troca e principalmente a cultura da colaboração ao mesmo tempo em que apropriamos dos espaços públicos da comunidade. Criado através do despertar pela leitura das crianças e adolescentes, quando se organizaram e espalharam casinhas com algumas obras literárias, é um espaço cultural que visa expandir o gosto pela leitura na comunidade. Ela funciona da seguinte maneira: 1º Vai ate a casinha; 2º Escolhe um livro; 3º Boa leitura; 4º Incentivamos ao usuário a colocar outro livro.

Nome: Juliana Barcelos

Ampliar

 O objetivo do projeto é fazer com que os alunos adquiram o hábito de ler por prazer, além de enriquecer o universo literário dos mesmos, apresentando obras que eles ainda não conhecem. Além disso, objetiva-se que os alunos agucem sua criatividade e produzam textos com qualidade e originalidade.

Nome: Solange Bottaro

Ampliar

 Despertar o prazer da leitura em crianças e adolescentes, moradores em periferia de cidades do interior, de famílias em situação de vulnerabilidade social, com acesso restrito a cultura, tornando possível a chegada dos livros a creches e escolas não atendidas por biblioteca.  A metodologia desenvolvida prioriza o prazer de ler, o encantamento despertado pelas capas dos livros, a atração que o titulo desperta. A Mala é confeccionada em tecido resistente e colorido, com 1,40m x 1m (aberta, como estante), com 12 bolsas plásticas transparentes, onde são expostos os livros, facilmente acessíveis.

Nome: VANILDA DE JESUS PEREIRA

Ampliar

 Vanilda, fundadora da Biblioteca Graça Rios

Nome: Associação Comunitaria do Bairro São Cosme e Adjacencias

Ampliar

 A UNIÃO DOS PROJETOS QUE ESTÁ TRANSFORMANDO A REALIDADE DO BAIRRO SÃO COSME,A QUATRO ANOS DESENVOLVEMOS DOIS PROJETOS QUE ESTA TORNANDO REFERENCIA NO DISTRITO DE SÃO BENEDITO,NA CAPOEIRA SÃO MAIS DE 100  ALUNOS ENTRE PAIS,ADOLESCENTES E CRIANÇAS E NO XADREZ HOJE TEMOS 8 CAMPEÕES MINEIROS E 4 ALUNOS ENTRE OS MELHORES DO PAIS NO ULTIMO CAMPEONATO BRASILEIRO,HOJE TEMOS UMA BIBLIOTECA,MAS NÃO DO JEITO QUE SONHAMOS,OS LIVROS SÃO DE DOAÇÃO E AS PRATELEIRAS IMPROVISADAS,E NOS INTERVALOS DOS PROJETOS SEMPRE TEM A PAUSA PARA A LEITURA.

Nome: Leida Reis

Ampliar

 O Clube do Livro Infantil Solidário leva, mensalmente, autores e contadores de história a abrigos e creches da Grande BH. No Instituto Camará, em setembro, as crianças receberam o livro "Bilô Desembolô" autografado pela autora, Vanessa Corrêa, como mostra a foto. O Clis também presenteia as crianças com material escolar e fornece lanche, como forma de contato prazeroso com a literatura e a contação de história. Os assinantes do clube viabilizam o projeto de formação de leitores, criado por Leida Reis, da Páginas Editora.

Nome: Aguida Alves

Ampliar

 Grupo de intervenção poética formado por crianças e adolescentes da cidade de Sabará. O grupo tem 8 anos de jornada pela poesia.

Nome: LAIZA ELEN VASCONCELOS DA SILVA

Ampliar

 O projeto Criança Feliz é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos atende no contraturno escolar a 80 crianças e adolescentes entre 6 à 14 anos de idade em situação de risco social e pessoal, trajetória de rua e em trabalho infantil, através de atividades socioeducativas no Município de Sarzedo/MG.As atividades desenvolvidas pelo projeto privilegiam a integração do grupo familiar e as relações de convivência comunitária, através das oficinas socioeducativas : arte e cultura, esporte, horta comunitária, leitura, teatro, dança, lazer e espaços para a participação cidadã.

Nome: Maria Araujo Cruz - Estella Cruzmel

Ampliar

 SANTA LEITURA É UM PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA SEM FINS LUCRATIVOS  E DE AMOR QUE FOI IDEALIZADO EM JUNHO   2010 EM MINHA LOJA DE MODA FEMININA QUE FOI FECHADA EM 2012 QUANDO LEVEI O PROJETO  PARA PRAÇAS PÚBLICAS DE BH. É UM PROJETO QUE TEM O LIVRO COMO ESTRELA , PELA NECESSIDADE DA LEITURA QUE O PAÍS SEMPRE ENFRENTOU. ACREDITO QUE ESSA É A ÚNICA MANEIRA DE MELHORAR O  PAÍS , LEVANDO ÀS PESSOAS A PENSAREM  POR CONTA PRÓPRIA. O PROJETO TEM O OBJETO DE DESPERTAR O INTERESSE DAS PESSOAS PELO LIVRO DE UMA MANEIRA PRAZEIROSA EM MEIO A NATUREZA ,COM UMA BIBLIOTECA A CÉU ABERTO E MUITAS HISTÓRIAS.

Nome: Julia Teixeira de souza venancio

Ampliar

 ESTA É UMA DAS TURMA DA ESCOLA MUNICIPAL EDVALDO F. AGUIAR ONDE ELES USAM O ESPAÇO DA BIBLIOTECA PARA DIVERSAS AULAS CRIATIVAS, TEMOS MOMENTOS DE LEITURA, CONTAÇAO DE HISTORIA, CRIAÇÃO DE LIVRINHOS ONDE AS HISTORIAS SÃO CRIADAS PELOS MESMOS. ESTE TEM O NOME DE " RECICLANDO HISTORIAS", USAMOS RECORTE DE LIVROS VELHOS E DANIFICADOS, JÁ ESTAMOS NA SEGUNDA HISTORIA, TAMBÉM USAMOS TRAVA LINGUÁ, ADIVINHAS, OS ALUNOS FAZEM FRASES QUE CONTEM IDEIAS, APOS A HISTORIA É TRABALHADO O TEMA PRINCIPAL E MONTAMOS OBJETOS RECICLADOS, DESENHOS, COLORIDOS ENTRE OUTRAS DIDÁTICAS RELACIONADAS A HISTORIA.

Nome: Carla Paula Oliveira

Ampliar

 É na primeira infância que as crianças demonstram seu interesse pelas histórias, interagindo, batendo palmas, sorrindo ou imitando os personagens. Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber  o prazer que a leitura produz, maior será a possibilidade dela torna-se um bom leitor.
Cientes dessa importância, o Instituto Educacional D¿Paulas incentiva todos os alunos desde o maternal até o 5º ano do Ensino Fundamental 1 com vários projetos literários durante o ano letivo.
Na Educação Infantil, temos a Hora do Conto quinzenalmente e toda semana, esses pequeninos levam para casa um livro para que eles também tenham um momento de leitura com a família.
No Ensino Fundamental 1, os alunos participam do Campeonato Literário e semanalmente levam para casa um livro com uma ficha para fazer um pequeno texto contando qual era a história e se ele gostou ou não do livro. E no final do ano, todos que participaram desse projeto ganham uma medalha de honra.
No 2º semestre, temos a grande ¿Mostra Literária¿ em que cada turma escolhe um autor para que seja trabalhado sua biografia e obras. Uma de suas obras é escolhida e altamente explorada pois, as crianças fazem várias atividades manuais que serão expostas ao grande público. Os familiares ficam maravilhados com tanta criatividade e além das exposições, os alunos apresentam recitais, jograis e apresentações musicais.
É dessa forma que tentamos despertar o prazer da leitura em nossos alunos e sempre procuramos inserir a família nesse contexto, pois, essa parceria é de suma importância para os filhos, alunos e cidadãos conscientes que pretendemos formar.
Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante que começa desde cedo, em casa, firma-se na Escola e continua pela vida inteira.

Nome: Paulo Fernandes

Ampliar

 Nesta foto me encontro em Itabira para o Festival de inverno ocorrido em 2016 e no momento estava realizando a gravação de mais um vídeo para o meu canal no youtube onde indico semanalmente um livro infantojuvenil. As indicações já acontecem faz 2 anos e 9 meses todos os domingos.

Últimos Conteúdos Enviados

Nome: Julia Teixeira de souza venancio

Ampliar

 ESTA É UMA DAS TURMA DA ESCOLA MUNICIPAL EDVALDO F. AGUIAR ONDE ELES USAM O ESPAÇO DA BIBLIOTECA PARA DIVERSAS AULAS CRIATIVAS, TEMOS MOMENTOS DE LEITURA, CONTAÇAO DE HISTORIA, CRIAÇÃO DE LIVRINHOS ONDE AS HISTORIAS SÃO CRIADAS PELOS MESMOS. ESTE TEM O NOME DE " RECICLANDO HISTORIAS", USAMOS RECORTE DE LIVROS VELHOS E DANIFICADOS, JÁ ESTAMOS NA SEGUNDA HISTORIA, TAMBÉM USAMOS TRAVA LINGUÁ, ADIVINHAS, OS ALUNOS FAZEM FRASES QUE CONTEM IDEIAS, APOS A HISTORIA É TRABALHADO O TEMA PRINCIPAL E MONTAMOS OBJETOS RECICLADOS, DESENHOS, COLORIDOS ENTRE OUTRAS DIDÁTICAS RELACIONADAS A HISTORIA.

Nome: Tania Lima

Ampliar

 Projeto de incentivo a leitura.

Nome: Mônica Pereira

Ampliar

 Exemplos de atividades realizadas pelo Clube: superior à esquerda, Pé de poema com apoio da Academia Mineira de Letras; central, visita à creche com leitura e doação de livros; à direita visita asilos com valorização da memória e oralidade, inferior central, lançamento do livro Hoje tem Clube; inferior à esquerda, reuniões literárias.

Nome: Caroline Moreira

Ampliar

 O projeto surgiu a partir da necessidade de incentivo às famílias para maior interação na vida escolar de seus filhos, utilizando a literatura como uma importante ferramenta de aprendizagens, criatividade e experiências. Os alunos foram sorteados semanalmente para levarem um livro para casa dentro de uma maleta com uma ficha literária, um espaço para ilustração e muitos materiais para construção desta ilustração. Eles tinham o prazo de 5 dias para leitura e realização das atividades propostas com a família, e então faziam a apresentação aos colegas de sua turma.

Nome: VANILDA DE JESUS PEREIRA

Ampliar

 Vanilda, fundadora da Biblioteca Graça Rios

Nome: Túlio Damascena

Ampliar

 Fachada da Borrachalioteca - Biblioteca Comunitária que começou em 2002 dentro de uma borracharia em Sabará/MG possuindo serviço contínuo de empréstimo de obras literárias além de realizar anualmente a Festa Literária de Sabará - FLIS. A iniciativa sobrevive sem finalidade lucrativa através de doações e realização de projetos aprovados em editais abertos, financiados por recursos públicos ou privados. Também realiza parceria cultural com comerciantes, escolas locais e universidades (PUC/UEMG/UFMG - e outras). Faz mediações de leitura e outras intervenções culturais dentro e fora do município.

Nome: Ednéia Paulino

Ampliar

 O Nicho Cultural é um projeto que tem o objetivo de facilitar o acesso a leitura, incentivar a troca e principalmente a cultura da colaboração ao mesmo tempo em que apropriamos dos espaços públicos da comunidade. Criado através do despertar pela leitura das crianças e adolescentes, quando se organizaram e espalharam casinhas com algumas obras literárias, é um espaço cultural que visa expandir o gosto pela leitura na comunidade. Ela funciona da seguinte maneira: 1º Vai ate a casinha; 2º Escolhe um livro; 3º Boa leitura; 4º Incentivamos ao usuário a colocar outro livro.

Nome: Juliana Silveira

Ampliar

 O Centro Cultural Lá da Favelinha é uma organização independente que promove oficinas educativas gratuitas e eventos culturais para jovens e crianças.
Tudo começou com uma oficina de MCs ministrada por Kdu dos Anjos, artista nascido e criado na vila Novo São Lucas (Favelinha), no Aglomerado da Serra. A oficina cresceu, formou um grupo musical, fundou uma biblioteca, abriu as portas e rapidamente se tornou o Centro Cultural Lá da Favelinha.
Atualmente a biblioteca comunitária funciona diariamente e todos os empréstimos são feitos sem cadastro algum, na base da confiança.

Nome: Alessandra Tavares

Ampliar

 "Projeto Papa Livros" surgiu da necessidade de levar leitura, conhecimento e diversão a crianças e adolescentes de uma comunidade de alta vulnerabilidade de BH.A idéia: tornar o Centro de Saúde do bairro mais acolhedor a este público utilizando a leitura! Foram criadas 3 estratégias:"Biblioteca","Clube da Leitura" e "Cantinho da Leitura". Os espaços são abertos à comunidade e são fonte de brincadeiras, orientação, leitura e escuta. Espaço onde os participantes falam de suas vivências dentro e fora da comunidade, veem novas oportunidades e contam suas histórias, dando novos significados a elas.

Nome: Aguida Alves

Ampliar

 Grupo de intervenção poética formado por crianças e adolescentes da cidade de Sabará. O grupo tem 8 anos de jornada pela poesia.

Nome: Letícia Pimenta

Ampliar

 Criado por Letícia Pimenta, blogueira do Coisas de Mineira, com o objetivo de reunir leitores para debates, e interações culturais, tendo como foco os livros, o #ClubedoLivroBH já recebeu mais de 3.000 pessoas, em seus quase quatro anos de existência. Ai ideia do #ClubedolivroBH é mostra as pessoas quanto livro é bom, e verem que quando começarem a ler descobriram todo um novo mundo, começarem a questionar as coisas e entenderem que a vida não é apenas preto e branco e sim toda uma aquarela de cores e possibilidades

Nome: Carla Paula Oliveira

Ampliar

 É na primeira infância que as crianças demonstram seu interesse pelas histórias, interagindo, batendo palmas, sorrindo ou imitando os personagens. Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber  o prazer que a leitura produz, maior será a possibilidade dela torna-se um bom leitor.
Cientes dessa importância, o Instituto Educacional D¿Paulas incentiva todos os alunos desde o maternal até o 5º ano do Ensino Fundamental 1 com vários projetos literários durante o ano letivo.
Na Educação Infantil, temos a Hora do Conto quinzenalmente e toda semana, esses pequeninos levam para casa um livro para que eles também tenham um momento de leitura com a família.
No Ensino Fundamental 1, os alunos participam do Campeonato Literário e semanalmente levam para casa um livro com uma ficha para fazer um pequeno texto contando qual era a história e se ele gostou ou não do livro. E no final do ano, todos que participaram desse projeto ganham uma medalha de honra.
No 2º semestre, temos a grande ¿Mostra Literária¿ em que cada turma escolhe um autor para que seja trabalhado sua biografia e obras. Uma de suas obras é escolhida e altamente explorada pois, as crianças fazem várias atividades manuais que serão expostas ao grande público. Os familiares ficam maravilhados com tanta criatividade e além das exposições, os alunos apresentam recitais, jograis e apresentações musicais.
É dessa forma que tentamos despertar o prazer da leitura em nossos alunos e sempre procuramos inserir a família nesse contexto, pois, essa parceria é de suma importância para os filhos, alunos e cidadãos conscientes que pretendemos formar.
Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante que começa desde cedo, em casa, firma-se na Escola e continua pela vida inteira.

Nome: Diego Souza

Ampliar

 Biblioteca para todos que quiserem aprimorar seus conhecimentos!

Nome: JULIA GABRIELLE BATISTA COSTA ALVARENGA

Ampliar

 O projeto Ciranda de Livros é desenvolvido com os alunos da Educação Infantil do Instituto Educacional Rouxinol, escola situada na região da Pampulha, e tem como principal objetivo despertar nas crianças de 1 a 5 anos o prazer pela leitura. Nessa proposta, toda sexta-feira a criança leva para casa um livro de literatura escolhido por ela mesma em sala de aula, no momento especialmente preparado para isso pela professora. 
É incrível constatar como os pequenos ¿leitores¿ ficam cada dia mais encantados e envolvidos pelo universo da literatura!

Nome: Fernanda Blom

Ampliar

 O Ler é Viver é um projeto com iniciativa de promoção social, que visa contribuir de forma significativa  a redução do analfabetismo funcional entre crianças e adolescentes, promovendo a leitura e interpretação de obras literárias, com acompanhamento especializado de contadores de história e avaliação dos resultados obtidos em cada escola. Visa também reconhecer a importância de se cultivar o hábito de ler, desenvolvendo a criatividade interpretativa, facilitando a assimilação de conteúdos.

Nome: Associação Comunitaria do Bairro São Cosme e Adjacencias

Ampliar

 A UNIÃO DOS PROJETOS QUE ESTÁ TRANSFORMANDO A REALIDADE DO BAIRRO SÃO COSME,A QUATRO ANOS DESENVOLVEMOS DOIS PROJETOS QUE ESTA TORNANDO REFERENCIA NO DISTRITO DE SÃO BENEDITO,NA CAPOEIRA SÃO MAIS DE 100  ALUNOS ENTRE PAIS,ADOLESCENTES E CRIANÇAS E NO XADREZ HOJE TEMOS 8 CAMPEÕES MINEIROS E 4 ALUNOS ENTRE OS MELHORES DO PAIS NO ULTIMO CAMPEONATO BRASILEIRO,HOJE TEMOS UMA BIBLIOTECA,MAS NÃO DO JEITO QUE SONHAMOS,OS LIVROS SÃO DE DOAÇÃO E AS PRATELEIRAS IMPROVISADAS,E NOS INTERVALOS DOS PROJETOS SEMPRE TEM A PAUSA PARA A LEITURA.

Nome: Leida Reis

Ampliar

 O Clube do Livro Infantil Solidário leva, mensalmente, autores e contadores de história a abrigos e creches da Grande BH. No Instituto Camará, em setembro, as crianças receberam o livro "Bilô Desembolô" autografado pela autora, Vanessa Corrêa, como mostra a foto. O Clis também presenteia as crianças com material escolar e fornece lanche, como forma de contato prazeroso com a literatura e a contação de história. Os assinantes do clube viabilizam o projeto de formação de leitores, criado por Leida Reis, da Páginas Editora.

Nome: Juliana Barcelos

Ampliar

 O objetivo do projeto é fazer com que os alunos adquiram o hábito de ler por prazer, além de enriquecer o universo literário dos mesmos, apresentando obras que eles ainda não conhecem. Além disso, objetiva-se que os alunos agucem sua criatividade e produzam textos com qualidade e originalidade.

Nome: Rafael Mussolini

Ampliar

 Momento de escolha e empréstimo de livros literários na Biblioteca Comunitária Livro Aberto, que é integrante da Rede de Leitura "Sou de Minas Uai" e da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias. A Rede é formada por nove bibliotecas comunitárias que executam um plano de ação conjunto em prol da democratização do acesso ao livro, leitura, literatura e biblioteca. Esse coletivo de bibliotecas atua em Belo Horizonte, Sabará, Santa Luzia e Betim.

Nome: Paulo Fernandes

Ampliar

 Nesta foto me encontro em Itabira para o Festival de inverno ocorrido em 2016 e no momento estava realizando a gravação de mais um vídeo para o meu canal no youtube onde indico semanalmente um livro infantojuvenil. As indicações já acontecem faz 2 anos e 9 meses todos os domingos.