Login

Efetue seu login para participar:

Vote

Deseja votar em ?
Digite os caracteres da imagem abaixo e confirme seu voto
logo
PATROCINIO
PATROCINIO

Nós do Morro (RJ)

O Nós do Morro está completando 30 anos em 2016. O grupo nasceu em 1986, no Morro do Vidigal, fruto da ideia do ator e jornalista Guti Fraga de criar um projeto de formação de atores e técnicos de teatro, abrindo os horizontes da arte e da cultura para jovens e adultos da favela, que não tinham espaço ou oportunidades para apresentar ou desenvolver os seus talentos artísticos. Muito antes da explosão das iniciativas do chamado terceiro setor dos anos 1990, quando vários projetos culturais surgiram em áreas da periferia e em localidades carentes do Rio de Janeiro para resgatar jovens em situação de violência, o Nós do Morro já trilhava um rumo diferente, buscando um caminho artístico para abrir o acesso ao mundo da arte e da cultura para aqueles que não tinham como pagar para obtê-la.

Desde então, o grupo desenvolve uma pesquisa, visando alcançar uma linguagem musical e popular para o teatro. Nestes 30 anos, o Nós do Morro produziu e levou montagens teatrais para palcos profissionais do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo, com apresentações em lugares diversos no Brasil, como São Paulo, Brasília, Curitiba, Vitória, Porto Alegre e no exterior em cidades como Lisboa, em Portugal, e Londres e Stratford upon Avon, na Inglaterra.

O Grupo já ganhou diversos prêmios de teatro e no setor de audiovisual, seu outro braço criativo fundado em 1996. Em 2007, o Nós do Morro foi o único grupo nacional a representar o Brasil no Festival The Complete Works, organizado pela Royal Shakespeare Company e que contou com a participação de Cias. de teatro do mundo inteiro, apresentando a peça Os dois Cavalheiros de Verona na cidade de Stratford upon Avon, na Inglaterra, lugar de nascimento de William Shakespeare.

www.nosdomorro.com.br

Os 10 grupos mais votados