Login

Efetue seu login para participar:

Vote

Deseja votar em ?
Digite os caracteres da imagem abaixo e confirme seu voto
logo
PATROCINIO
PATROCINIO

Confira os 10 grupos mais votados

Cia Nu Escuro (GO)

A Cia de Teatro Nu Escuro é um grupo com 20 anos de trajetória, formado por atores-encenadores que trabalham coletivamente, de forma horizontal, tendo montado 14 espetáculos e realizado inúmeras oficinas de formação profissional e de público em diversos estados brasileiros e também no exterior.

A equipe de realizadores desenvolveu dois diferenciais de destaque na consecução do evento cênico. O primeiro deles é a pesquisa de linguagens cênicas pouco exploradas e combinadas com outros campos do saber (História, Música, Literatura), como o estudo de dramaturgias inéditas e o trabalho dos atores mesclando música executada ao vivo e o teatro de formas animadas. O estudo destas técnicas surgiu da necessidade de ampliar o contato afetivo com o público e de tê-lo como um parceiro na construção de uma reflexão cênica, fazendo um sincero mergulho nas artes dramáticas e, principalmente, no ser humano.

O trabalho da Cia Nu Escuro está calcado no Teatro de Grupo e na pesquisa cênica. Mantém atualmente um repertório de seis espetáculos e três cenas curtas. Desta forma, o fazer teatral não se reduz a simples montagem de um espetáculo esporadicamente, mas com a tentativa de mantê-los em cartaz pelo maior tempo possível, com o intuito de, a cada dia, a cada apresentação e a cada troca de experiência com a platéia, poder aprofundar o debater a respeito do homem e suas significações no mundo contemporâneo.

O trabalho de grupo é um de seus pontos fortes, pela possibilidade de poder pensar e agir coletivamente as ações a serem trilhadas em uma sociedade que se caracteriza pelo individualismo. Tal empenho também reflete um viés sempre coletivo de trabalho, nunca centrado na figura de um diretor, de um produtor ou de um único ator. São atores-encenadores que articulam saberes em diversas áreas, primando pelas decisões pacientemente discutidas entre os integrantes.

Devido à qualidade de seu trabalho e sua visão plural de artes a Cia Nu Escuro realizou diversas parcerias com grupos de outras linguagens (dança, circo e música) proporcionando a montagem dos espetáculos Hoje é Domingo (Grupo Solo de Dança), Histórias de Goiás no Picadeiro (Circo Laheto), A Peleja da menina que caiu na conversa de Passarinho (Grupo Musical Passarinho do Cerrado), além de produzir o curta-digital Sob a Terra Vermelha (Rô Cerqueira), a radionovela Caminhos de Pedra (Rádio Fogaréu) e o Festival do Boneco (em parceira com a Ação Produtora).

O trabalho contínuo, a trajetória de pesquisas, os investimentos em novas linguagens e a cumplicidade com o público vem rendendo importantes frutos. Atualmente a Cia é patrocinada com o prêmio de manutenção de Grupos da Petrobras (2013-2016) e teve seus trabalhos selecionados para o Palco Giratório (Sesc), Caravana Funarte, Prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua, Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, Prêmio de Teatro do Estado de Goiás. Já foi Destaque Cultural de Goiás (2005), e recebeu Medalha de Mérito Cultural (2010), maior título dado aos artistas nos Estado de Goiás, ambos concedidos pelo Conselho Estadual de Cultura.

Os 10 grupos mais votados